quinta-feira, 17 de setembro de 2020


Onde você for, leve a educação com você!!


Não é preciso ser um GENTLEMAN, para ser de fino trato.
Seja apenas um pouco educado.
Um pouco gentil.
E principalmente seja atencioso no ouvir.

O pessoa deve ser educada com o mesmo cuidado e ternura com que um jardineiro cultiva uma árvore frutífera de estimação.

Seja bom para muitos, educado com todos, a vida pede equilíbrio e equilíbrio é balançar como um pêndulo entre a sanidade e a loucura. 


EGO CEGOtem muito sapo metido a príncipe encantado!!!


Ser educado no sentido de alfabetizado, formado, graduado e culto é conhecido e um direito de todos, mas ser educado no sentido de boas maneiras, cortês, gentil e simpático, virou artigo de luxo e desconhecido pela maioria.

O verdadeiro pobre é aquele que precisa ficar rico para se tornar arrogante.
Seja sempre educado ou na pior das hipóteses não seja hipócrita!


Lembre e não se esqueça, seja sempre educado, porque só assim você será elogiado


Pra resumir: 


Hoje os valores estão mudando mas pra mim não.
Aprendi que ser educado, é não tirar a privacidade dos outros.
Que ser educado é não falar do que não sabe.
Que ser educado é entrar na casa dos outros após a permissão do dono, entrar cego e sair calado.
Que ser educado é não se inteirar sobre a vida dos outros.
Que ser educado é devolver o que é do outro logo após seu uso.
Que ser educado é não se mostrar melhor mas, igual ao outro, com direito e deveres.
No entanto, esses comportamentos podem ser vistos como egoísta, falso moralista, e anti-social.
Mas, pra mim faz sentido esse estilo de vida, deu certo e continua dando certo.

sexta-feira, 11 de setembro de 2020



MENTORING, COACHING E COMO 

TER 

DESENVOLVIMENTO 

PESSOAL


Qualquer pessoa, em alguma época da vida, pode entrar em um ciclo frustrante onde, mesmo com boa vontade e foco, as coisas parecem ficar estagnadas e nenhuma ação parece ser bem-sucedida. Em momentos como esse, há métodos e ferramentas de desenvolvimento profissional realmente capazes de ajudar o indivíduo a tomar decisões, se manter motivado e alcançar suas metas e seus objetivos, como é o caso do Coaching e o mentoring.

Cada um desses métodos se apresenta como uma valiosa técnica, capaz de auxiliar as pessoas no dia a dia, e lhes garantir mais qualidade de vida. Por isso é muito importante que quem procura o Coaching ou o mentoring compreenda as diferenças entre os dois métodos e saiba que se desenvolver é essencial para qualquer evolução almejada. 

A principal dúvida na hora de escolher por qual caminho seguir é entender o que cada um deles pode fazer por você e, principalmente, quais são as diferenças entre um processo de Coaching e o de mentoring para quem busca desenvolvimento pessoal e profissional. 

Neste artigo vamos esclarecer as dúvidas mais comuns de quem se depara com os dois conceitos. Há dicas para quem já é um profissional com carreira consolidada ou alguém menos experiente, assim como para quem precisa atuar na gestão de pessoas, por exemplo. 

Vamos começar pelo Coaching. Nele, o processo consiste essencialmente em uma conversa, um diálogo que envolve o coachee (cliente) e o coach (treinador), num contexto produtivo e orientado a resultados. 

O processo é conduzido por meio de sessões que, podem ser semanais, quinzenais ou mensais, em que o coach apresenta tarefas definidas em parceria com seu cliente, para que este aja no sentido de alcançar as metas definidas, dentro do prazo determinado.

Dessa forma, trata-se de um processo que se baseia no desenvolvimento de competências e habilidades para o alcance de resultados planejados, e que para serem alcançados com êxito necessitam de: empenho, foco e ações efetivas por parte do cliente. Para se tornar uma pessoa melhor, é necessário que o coachee entenda que muitas vezes seu sucesso não depende de fatores externos. Cada pessoa pode fazer sua trilha para um estado desejado todos os dias. 

Isso faz parte da chamada autoconsciência e, portanto, não depende de outras pessoas. É impessoal e intransferível. Cada vez mais, o profissional é chamado a assumir as rédeas de sua vida e carreira. Lidar com outras pessoas é sempre um desafio, mas olhar para si muitas vezes é ainda mais difícil. 

Com toda a certeza, o Coaching pode se apresentar como uma alavanca poderosa para o desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer indivíduo, por ser capaz de auxiliá-lo a ampliar sua autoconsciência e autoconhecimento, o que resulta em alta performance em todas as áreas. Além disso, comprovadamente o Coaching é uma excelente metodologia para que você verifique quais são seus pontos fortes, o que ainda pode auxiliar em ganhos na sua vida pessoal, com reflexos que podem durar para sempre.


MENTORING

Agora que ficou claro o que é Coaching e como o processo funciona, vamos falar de mentoring. Afinal, o que é isso? Como mencionamos, enquanto o coach está focado na melhora do desempenho de metas pessoais, independente da experiência e dos atributos daquele que é orientado, o mentoring está focado na formação de um colaborador a partir dos conceitos defendidos pela empresa na qual ele atua.

Por isso, em geral, o mentoring envolve um profissional da mesma empresa, com mais experiência e vivência, que tem como objetivo compartilhar seus conhecimentos com o próximo.

Embora também possam ter um viés mais pessoal, esses ensinamentos serão focados na vida profissional de quem recebe o processo de mentoria, apoiando nas principais dificuldades e barreiras que possam vir a atrapalhar o seu sucesso dentro da empresa.




COMO TER UM MENTOR?

Em um artigo publicado no site da revista Forbes, intitulado "9 Tips To Land A Great Mentor: How To Ask A Stranger For Career Advice" (9 dicas para conseguir um grande mentor: Como pedir a um estranho conselhos de carreira, em uma tradução livre do inglês), a palestrante e coach executiva Sabina Nawaz descreve como alguém pode agir caso queira buscar uma mentoria. Trata-se de dicas simples, mas que podem fazer a diferença.

Segundo Sabina, após identificar um mentor em potencial, há maneiras de fazer a "pergunta", o que pode lhe garantir uma melhor chance de conseguir a ajuda. Ainda de acordo com a coach ao seguir as nove etapas para solicitar orientação de um mentor, é possível fazê-lo dizer sim e, dessa forma, construir um relacionamento duradouro e que seja satisfatório para ambos.

Autora afirma, por fim, que a mentoria acontece todos os dias no mundo dos negócios. Às vezes, as pessoas têm a sorte de obter orientação espontânea. Mas, principalmente, é preciso pedir para receber. Ao solicitar ajuda a um mentor em potencial, abordar essa pessoa com intenção, inteligência e gratidão faz toda a diferença entre um "não" e um "sim".


QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELES?

A principal diferença é que em um processo de Coaching, o profissional não diz ao seu cliente o que fazer, e não precisa ser necessariamente mais velho ou ter mais experiências que esse cliente. Seu objetivo é apoiá-lo a fazer reflexões, ter novos insights sobre sua vida e carreira, por meio de metodologias, técnicas e ferramentas do Coaching, que primam pelo autoconhecimento e pela evolução contínua para ter maior compreensão de quem ele é.

Já no mentoring, um profissional mais experiente assume a missão de passar conhecimento a um jovem talento e, como um mentor, o ajuda em questões ligadas à sua carreira e de modo geral, em questões de cunho pessoal.

Outra diferença importante é que durante um processo de mentoring não existe necessariamente um tempo determinado para que ele termine. Já no Coaching, esse número é definido no primeiro encontro, sendo que o período de três a seis meses de duração é considerado como uma média necessária para quem procura esse tipo de abordagem.

Conclusão 

Falamos neste artigo sobre as diferenças entre mentoring e coaching, atividades que podem funcionar muito bem como estímulos para o desenvolvimento.

E para dar sequência nesse processo de evolução e maximizar a performance do time de trabalho, você pode recorrer com segurança ao Coaching.

quinta-feira, 10 de setembro de 2020





Resignar-se, às vezes, é preciso.

 



Embora seja difícil aceitar que, às vezes, as coisas não estão sob nosso controle, resignar-se pode ser a melhor forma de evitar ansiedade e estresse.



Resignar-se, às vezes, é preciso.
Nós, seres humanos, temos a necessidade da certeza, não nos agrada o fato de que a vida é, em muitos aspectos, imprevisível. Para nos sentirmos seguros, necessitamos saber o que irá acontecer, precisamos a todo custo nos prevenir do pior. Não, não é fácil reconhecer que, às vezes, o máximo que podemos fazer é nos conformar e torcer para que as coisas aconteçam da forma como esperamos. Mas, embora seja difícil aceitar que, às vezes, as coisas não estão sob nosso controle, resignar-se pode ser a melhor forma de evitar ansiedade e estresse.

A resignação é mesmo uma virtude de poucos, afinal, em nossos dias, somos ensinados a estar alertas às mudanças que ocorrem o tempo todo no mundo e a estar preparados para elas. Vivemos estressados e ansiosos na busca frenética de controle, não conseguimos parar e esperar o que vai acontecer, nos adiantamos, atropelamos as horas na tentativa de garantir que tudo ficará bem. Nesse sentido, acabamos adoecendo, pois quanto mais buscamos a certeza mais ela parece fugir de nós.

É por isso que, em nossos dias, adquirir a habilidade de aceitar o que não se pode prever ou mudar pode ser uma questão de sobrevivência. Quanto mais entendemos que nem tudo é nossa responsabilidade mais reduzimos o estresse e a ansiedade tão comuns em nossos dias. Precisamos entender que, apesar de não podermos prever e mudar todas as coisas, sempre podemos lidar com elas. 

É claro que devemos nos esforçar e buscar mudar aquilo que é possível mudarmos, mas também devemos compreender que há certas circunstancias que fogem do nosso controle e previsão e o melhor a fazermos diante delas é nos resignar. Convido você a refletir sobre isso hoje. Será que você está vivendo tentando prever o imprevisível? Será que está tentando controlar o incontrolável? Sabe, esse é um jeito estressante de viver a vida e você deve buscar mudar isso. Resignar-se pode parecer uma atitude muito passiva e conformista, mas quando você começar a soltar o controle da vida vai descobrir que ela pode ser bem mais leve e surpreendente. Você vai descobrir também que cada dia é único e pode ser vivido plenamente sem o peso de precisar saber o que será do amanhã.

Deixo aqui uma frase que é bem conhecida e que pode lhe ajudar a tomar a iniciativa de resignar-se: “Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado, resignação para aceitar o que não posso mudar e sabedoria para distinguir uma coisa da outra.”

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

 Alguns leitores tem me procurado em outras redes sociais e me questionado sobre uma síndrome, não rara, mas também não tão expansiva. Espero que traga esclarecimentos a todos que tem duvidas.


A Síndrome de Borderline:





Psicoterapia Psicodinâmica em Pacientes com Organização 
Borderline de Personalidade



PSICOTERAPIA PSICODINÂMICA EM PACIENTES COM ORGANIIZAÇÃO
BORDERLINE DE PERSONALIDADE: alguns aspectos técnicos

Elaine F. Damiani de Abreu
Florianópolis/SC

1 RESUMO
1.1 A ORGANIZAÇÃO DE PERSONALIDADE BORDERLINE

Grande parte dos autores descreve o fenômeno Borderline como um estado de psiquismo da personalidade, localizado no limite/fronteira entre a neurose e a psicose. Atualmente, muitos preferem considerá-lo como uma estrutura/organização, contendo suas próprias características (ZIMERMAN, 2004).

A fixação do desenvolvimento dos pacientes Borderline ocorreria durante a fase de separação-individuação, uma vez que a estrutura de personalidade patológica dos pais neste momento, não possibilitaria uma relação suficientemente boa, com trocas afetivas. Desta forma, existiria uma negação das diferenças entre o self e o objeto, mas não a negação da separação (KERNBERG 1966, 1967, 1968 apud ROMARO, 2000).

Para Romaro (2000), o ambiente familiar é considerado como um dos possíveis fatores predisponentes à patologia Borderline. Famílias em que há predominância de dificuldades conjugais, de hostilidade, agressividade, brigas recorrentes, quadro de alcoolismo, entre outros.

São relações objetais, normalmente caóticas, sendo uma conseqüência direta da difusão de identidade e da predominância dos mecanismos de defesa primitivos. Com pouca condição para uma percepção realística do outro, que se torna cada vez mais distorcida, o paciente com organização Borderline de personalidade deixa de adquirir real empatia (KERNBERG, 1991, 1995).

A angústia depressiva diz respeito ao passado e ao futuro concomitantemente e ocorre devido à possibilidade de não mais ter o objeto ao seu lado, porém, ao mesmo tempo, luta contra sua proximidade (BERGERET, 1998). Permanecem em um estágio em que não há lugar para um terceiro. Estabelecem relações simbióticas e, com a ausência do outro, são desencadeados sentimentos de fragmentação, trazendo a necessidade de sentir-se contido, o que demonstra ausência de um objeto interno bom/protetor (SCHESTATSKY, 2005).

1.2 TRATAMENTO E INTERVENÇÕES NA PSICOTERAPIA COM PACIENTES BORDERLINE

Em uma psicoterapia de abordagem psicanalítica, o que se busca é criar um espaço para "pensar" e tornar representável o que é irrepresentável, transformando imagens em palavras, por meio do processo de introjeção das interpretações. Os objetivos a serem adotados no tratamento de pacientes Borderline dependerão da compreensão que se faz dos quadros apresentados (SCHESTATSKY, 2005).

Na psicoterapia de abordagem psicodinâmica, encontram-se duas vertentes etiológicas distintas: a expressiva e a suportiva. Espera-se que os terapeutas que tratam de pacientes Borderline, procurem a abordagem mais adequada para o seu paciente, uma vez que ambas possuem utilidades diferentes, dependendo do caso abordado. É possível trabalhar as duas abordagens com um mesmo paciente (SCHESTATSKY, 2005).

Um elemento evidenciado no tratamento de tais pacientes é a tentativa de suicídio por parte destes. Quando ocorrem, o contrato terapêutico deve contemplar tal situação, a fim de que o tratamento possa ocorrer de forma menos disruptíva possível (KERNBERG, 1991).

Outra característica sempre presente em tratamento de pacientes de organização Borderline de personalidade são as "tempestades afetivas". Estas explodem no cenário psicoterapêutico com demanda intensamente agressiva, revelando uma condensação dos elementos sexuais agressivos (KERNBERG, 2005).

Comportamentos autodestrutivos e que expressam regressão, poderão apresentar-se de forma egossintônica, levando o paciente reagir negativamente a qualquer tentativa do terapeuta de colocá-lo para pensar. Há pacientes que, com sua destrutividade, conseguirão estabelecer uma erosão gradual do envolvimento com o terapeuta, provocando a deterioração do relacionamento terapêutico. 

O terapeuta pode começar a pensar que, em tais condições, não há o que possa ser feito. Isso é considerado um sério problema contratransferencial (KERNBERG, 2005).

Por vezes, o terapeuta defronta-se com um dilema de difícil manejo: se ele focar na transferência, o paciente queixa-se que o mesmo está negligenciando as dificuldades cotidianas que estaria enfrentando, porém, se não for assim, o paciente poderá insistir que os esforços são em vão. Tais pacientes criam situações caóticas em seus tratamentos (KERNBERG, 2005).

1.2.1 Transferência em psicoterapia de pacientes com organização Borderline de personalidade

Para Kernberg (1992) a transferência do paciente Borderline é primitiva, sendo que a relação com o objeto se dá de forma parcial, com perda da prova de realidade, podendo surgir idéias delirantes quando analista e objeto primário tornam-se idênticos. A transferência negativa, para o autor, deveria ser interpretada no "aqui-agora" (ETCHEGOYEN, 2004).

Na transferência é comum a ocorrência de acting-out, que seria a expressão de um conflito inconsciente por meio da ação, e não através da vivência das emoções, lembranças e comunicação verbal (KERNBERG, 1991).

Com tais pacientes, aspectos ligados à relação transferencial-contratransferencial são cruciais para se trabalhar a inveja, a resistência e a dor psíquica. (ROMARO, 2000). Através da transferência-contratransferência, é possível visualizar a relação objetal primitiva que está em cena (KERNBERG, 2005).

1.2.2 Contratransferência em psicoterapia de pacientes com organização Borderline de personalidade

A contratransferência pode ser utilizada, além de instrumento de compreensão, também como instrumento diagnóstico. Fortes reações contratransferenciais poderão surgir em atendimentos a pacientes gravemente perturbados (EIZIRIK; LEWKOWICZ, 2005).

Assim, "Quanto maior for a psicopatologia do paciente e quanto mais regressiva for a transferência, mais intensas serão as respostas emocionais do terapeuta em relação ao paciente" (KERNBERG, 1995, p. 121). Cornfield e Share (1994 apud ROMARO, 2000) sugerem que os sentimentos contratransferenciais mobilizados, como raiva, desamparo, ansiedade e mau humor, são resultantes da pressão transferencial.

O desafio técnico de uma psicoterapia com pacientes Borderline estaria na capacidade do terapeuta em adaptar-se e desenvolver respostas terapêuticas adequadas às emoções intensas, caóticas e dolorosas despertadas pela interação com tal paciente que, reproduz suas relações objetais no campo terapêutico (SCHESTATSKY, 2005). É importante se trabalhar o impasse tranferencial/contratransferencial enquanto medida preventiva para se evitar uma prematura dissolução da psicoterapia (POGGI, 1992 apud ROMARO, 2000).


REFERÊNCIAS

BERGERET, J. A personalidade normal e patológica – 3 ed. – Porto Alegre: Artmed, 1998.

EIZIRIK, C.; LEWKOWICZ, S. Contratransferência. In: EIZIRIK, C.; AGUIAR, R.; SCHESTATSKY, S. Psicoterapia de orientação analítica: Fundamentos teóricos e clínicos – 2.ed. - Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 300-309.

ETCHEGOYEN, R. Fundamentos da técnica psicanalítica – 2 ed. – Porto Alegre: Artmed, 2004.

KERNBERG, O. Abordagem psicodinâmica das explosões emocionais dos pacientes Borderline. In: EIZIRIK, C.; AGUIAR, R.; SCHESTATSKY, S. Psicoterapia de orientação analítica: Fundamentos teóricos e clínicos – 2.ed. - Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 628-645.

___________, O. Diagnóstico estrutural. In:____. Transtornos graves de personalidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995, cap. 1.

___________, O. Psicoterapia psicodinâmica do paciente Borderline. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. Cap. 9, 10. p. 159-188.

ROMARO, R. A. Psicoterapia dinâmica breve com pacientes Borderline. São Paulo: Casa do psicólogo, 2000. Cap. 1, 2, 3, 5

SCHESTATSKY, S. S. Abordagem psicodinâmica do paciente Borderline. In: EIZIRIK, C.; AGUIAR, R.; SCHESTATSKY, S. Psicoterapia de orientação analítica: Fundamentos teóricos e clínicos – 2.ed. - Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 606-627.

ZIMERMAN. D. E. Manual de técnica psicanalítica: uma revisão. Porto Alegre: Artmed, 2004.






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Eu Acredito em Você!



Com estas palavras, eu espero lhe proporcionar um pouco de conforto e dar a força necessária para que enfrente este difícil momento.

Foque seu pensamento em coisas positivas e esqueça as ruins. Bloqueie todo pensamento negativo e derrotista. A superação começa na nossa mente!

É importante que confie e acredite em você mesmo e no seu triunfo. Tenha fé e esperança, e lute com todas as suas forças pela superação. 

Com determinação tudo se consegue, e quando se plantam coisas boas, logo logo se colhem coisas melhores.Eu acredito em você, acredite você também!


 


 

AVANCE SEMPRE

Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar.
Mas é importante não parar.
Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso.
Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena.

Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios.

Continue andando e fazendo.
O que parecia fora de alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se você continuar movendo-se para frente.
A cada momento intenso e apaixonado que você dedica a seu objetivo, um pouquinho mais você se aproxima dele.

Se você pára completamente é muito mais difícil começar tudo de novo.
Então continue andando e fazendo.
Não desperdice a base que você já construiu.

Existe alguma coisa que você pode fazer agora mesmo, hoje, neste exato instante.

Pode não ser muito mas vai mantê-lo no jogo.
Vá rápido quando puder. Vá devagar quando for obrigado.

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